1º Passo: Definir o tema.
O ponto de partida é o tema da aula. A escolha do tema de aula terá de ser de
acordo com o conteúdo dos planos de unidade didáctica das turmas.
2º Passo: Definir o objectivo.
3º Passo: Pesquisar textos e material.
4º Passo: Criar uma estratégia que conduza ao objectivo definido.
A definição da estratégia está relacionada com a idade e com o desenvolvimentopsicossocial dos alunos. Há que ter em conta a maneira como os alunos poderãointerpretar o tema, o modo como o tema os poderá afectar e o tipo de actividade quelhes poderá interessar.
- Motivação
Toda as actividades precisam de uma motivação. Motivar é criar interesse pelotema e vontade de saber mais sobre ele. É necessário que haja motivação desde o inícioaté ao fim da aula. Quando nos apercebemos que o ritmo da aula já se alterou e que ointeresse dos pelos alunos pela mesma está a desvanecer-se, urge encontrar novamotivação que os incentive a ter novo interesse pela aula e gosto pela matérialeccionada.
A motivação pode estar ligada à percepção da utilidade do assunto, àpossibilidade de aplicação prática na vida, ao reconhecimento dos resultados e aointeresse real e envolvimento emocional do professor estagiário. O reforço positivo decomportamentos dos alunos é, também, altamente motivador. - Desenvolvimento
Através de uma dinâmica de grupo, entre outras hipóteses, estabelecer um diálogo e
discutir sobre as questões relacionadas com o texto.
- Atividades Finais
Prof. Fagner Lopes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário