terça-feira, 26 de abril de 2011

INCLUSÃO...

 
Eu não só apóio camo faço parte e sou professor Desde seres maravilhosos e inteligentes... e pensar que ainda tem pessoas que fazem parte da edcuação e não acreditam neles...
As pessoas precisam entender que as crianças com necessidades especiais não estã...o doentes. Elas não procuram uma cura, apenas aceitação. Esta é a semana da educação especial. Noventa e três por cento das pessoas não vão copiar e colar este texto. Que tal fazer parte dos sete por cento e deixá-lo no seu mural por, pelo menos, uma hora?...

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Reportagem sobre Jornal do Professor Fagner e seus alunos. Taboão News...

Escola Ana Mafalda elege “vereadores” e produz jornal

15 de abril de 20114 viewsSem Comentários
Representantes de classe ganham nome que lembra Poder Legislativo da cidade e são notícia no jornal da escola
As eleições para representantes de classe da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ana Mafalda, no Parque Jacarandá, serão diferentes este ano. Os alunos eleitos serão chamados de “vereadores mirins” e terão a oportunidade de conhecer o legislativo da cidade.
Cremilda Ferreira, mãe da aluna Raiane Santos, de 7 anos, aprovou as iniciativas. “Acho muito legal essa ideia, as crianças ampliam o conhecimento, procuro sempre incentivar minha filha a participar dos projetos da escola”, diz ela.

São 32 candidatos e serão eleitos dois de cada turma envolvida no processo eleitoral, que terá direito a campanha com uso de banners, cartazes, e a conversa dos “pequenos políticos”.
“Iremos usar a Lousa Digital como urna eletrônica, com direito à foto dos candidatos”, explica a diretora da escola, Solange Souza. “A participação dos alunos e pais nesse processo tem sido excelente, as crianças tem sido incentivadas desde o início e já estão pensando nas idéias que os futuros vereadores irão sugerir para legislar dentro da escola”.
As eleições estão previstas para o dia 25 de abril e a “diplomação” dos candidatos deve ser feita no dia 29.
O secretário José Marcos dos Santos participou do evento de lançamento da campanha eleitoral, que aconteceu na última sexta-feira, dia 8 de abril.
“Me lembro do período do governo militar em nosso país em que fomos proibidos de fazer isso nas escolas, eleger os representantes de classe, ou mesmo de nos reunirmos para discutirmos qualquer ideia, tudo isso mudou, agora temos que incentivar essa prática desde os primeiros anos de escola, todos estão de parabéns”, afirma o secretário.
Além das eleições, o evento marcou o lançamento do Informativo da EMEF Ana Mafalda que traz diversas notícias da escola com o slogan: “Compromisso com a Educação de nossa cidade. Formando e informando para uma sociedade melhor”.

O jornalzinho, feito em uma folha A4 foi distribuído entre os pais e alunos presentes e traz as atividades realizadas pelos alunos como as Oficinas de Judô, Matemática, Karatê, Dança, Teatro Pedagógico, a produção do jornal, além da agenda de eventos realizados pela escola. Sob a direção do professor Fagner Lopes, o jornal recebeu ajuda de todos os professores e funcionários da Ana Mafalda.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Texto de Rubem Alves - Educar... Ótimo vídeo para professores iniciantes, desmotivados... e aqueles que fazem desta profissão uma arte de formar cidadãos para o futuro...

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Reportagem na Integra...

Câmara Municipal recebe visita de vereadores mirins
A Comissão de Redação e Justiça da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou nesta terça-feira, dia 12, sua 9ª audiência pública do ano. E uma delegação ilustre visitou o plenário e acompanhou de perto, e com muita atenção, os trabalhos do parlamento. Os vereadores mirins, da escola Professora Ana Mafalda Barbosa de Carvalho, do Jd. Panorama, foram os convidados.

A escola desenvolve um projeto que ensina aos alunos a importância do voto consciente, onde as funções dos vereadores e prefeito são explicadas para que os estudantes saibam a importância que o voto de cada eleitor tem dentro do município. Neste ano, 16 alunos serão eleitos “vereadores mirins”. Além de todas as atividades desenvolvidas na escola, o projeto prevê a visita a órgãos públicos.

Fotos: Eduardo Toledo | DivulgaçãoAlunos da escola Ana Mafalda foram conhecer o Poder Legislativo
Os alunos da 1ª a 5ª série acompanharam os trabalhos dos vereadores e puderam fazer perguntas sobre o funcionamento da Câmara Municipal e também sobre a divisão dos poderes constituídos. O aluno Joni perguntou: “quem manda mais, os vereadores ou o prefeito”.

Já o aluno Luis Augusto quis saber qual o papel do vereador. As perguntas foram sendo respondidas, e a curiosidade dos alunos só foi aumentando. A aluna Roberta quis saber por que não existem vereadoras mulheres na Câmara de Taboão e o aluno Benício, perguntou como se faz uma campanha.

Após a audiência pública, os alunos visitaram o prédio do Poder Legislativo e foram recebidos pelo presidente da Câmara, vereador Macário, no gabinete da presidência. “Essa iniciativa deve ser louvada, sem dúvida essa é uma experiência importante para os alunos e para nós vereadores que aprendemos muito com eles também”.

Durante a sessão ordinária, os alunos Larissa Côrrea e Isac Silva usaram a tribuna da Câmara Municipal onde leram uma carta de agradecimento pela recepção e pela conversa que tiveram com os vereadores. A platéia aplaudiu de pé a iniciativa da escola e todos elogiaram o projeto.

Segundo a diretora Solange Alves de Souza, o projeto que está sendo desenvolvido na escola municipal tem como principal objetivo mostrar a importância do voto consciente, além de mostrar quais as principais funções dos vereadores. “Essa á uma lição de cidadania que eles vão levar para sempre”, disse.

Além dos 32 alunos, os professores Lucinéia, Ariel, Fagner e Patrícia acompanharam os estudantes na visita. De acordo com a diretora, os alunos eleitos vereadores mirins vão apresentar ideias e sugestões para melhorar a escola e depois propostas para melhorar o bairro. A eleição na escola acontece no dia 25 de abril e os alunos eleitos vão receber das mãos dos vereadores o diploma.

Meus Alunos Visitam a Câmara Municipal e conhecem como funciona o Poder Legislativo

Meus fazendo o papel de Cidadão democratico e participando da Câmara Munipal de Taboão da Serra. Futuros Vereadores Mirins, Futuro eleitores conscientes. Reconhecimento de um trabalho educacional, social, cultural e politico.

Por: Professor Fagner.

Camara Municipal Taboão da Serra - Recebe Alunos da EMEF Ana Mafalda.

Veja A Reportagem na Integra....


http://www.otaboanense.com.br/noticia/4643/câmara-municipal-recebe-visita-de-vereadores-mirins/

PROJETO JORNAL ESCOLAR





Este é mais um trabalho que realizei com meu alunos do 4º e 5º. Projeto Jornal Escolar. Um trabalho onde envolve: escrita critica, redeção e em conjunto com os curriculos disciplinares. Este meu projeto visa a interação e formação educacional, cultural e social dos educandos.

Por Prof. Fagner Lopes

Amigos Educadores

Esta é uma Turminha de Amigos Educadores...
Eu, Professora Larissa, Professor Allan e Professora Malaspina... Pessoas Super 10... Tudo pela educação...

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Frase do Dia...

"Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado."
(Rubem Alves)

Sempre Há Tempo...

SEMPRE HÁ TEMPO...



SEMPRE HÁ TEMPO PARA RECOMEÇAR, MESMO QUE VOLTEMOS AO PONTO DE PARTIDA;

SEMPRE HÁ TEMPO PARA DIZER A ALGUÉM COMO ÉS IMPORTANTE;

SEMPRE HÁ TEMPO PARA PARAR E OUVIR AQUELA MUSICA QUE BALANÇA O CORAÇÃO;

SEMPRE HÁ TEMPO PARA RECONHECER QUE ERRAR É HUMANO, MAS QUE TAMBÉM HÁ TEMPO PARA ACERTAR HUMANAMENTE;

SEMPRE HÁ TEMPO PARA OLHAR NOS OLHOS DE QUEM SE AMA, E DIZER O QUE TEM QUE SER DITO;

SEMPRE HÁ TEMPO PARA OLHAR PARA TRÁS, E VER ACERTOS E ERROS, E NO FUTURO SE PROGRAMAR;

SEMPRE HÁ TEMPO PARA OUVIR E SOMENTE OUVIR;

SEMPRE HÁ TEMPO PARA FALAR, MAS FALAR AQUILO QUE É NECESSÁRIO, SEM DISPERDIÇAR PENSAMENTOS;

SEMPRE HÁ TEMPO PARA FAZER AMOR, COMO TAMBÉM HÁ TEMPO PARA APENAS ADMIRAR QUEM SE AMA;

SEMPRE HÁ TEMPO PARA PEDIR PERDÃO E PERDOAR TAMBÉM;

SEMPRE HÁ TEMPO PARA EXPLODIR, E POR TUDO PARA FORA,

MAS NÃO EXPLODA COM NINGUÉM;

SEMPRE HÁ TEMPO PARA SONHAR, COMO TEMBÉM HÁ TEMPO PARA MANTER OS PÉS FIRMES NO CHÃO;

E SEMPRE EXISTIRÁ UM TEMPO PARA PENSARMOS E REFLETIRMOS SOBRE TODAS ESTAS COISAS;

E TRILHAR UM CAMINHO CHEIO DE AMOR, PAZ, FELICIDADE, HARMONIA...



POR FAGNER LOPES

FEVREIRO 2011